O marketing no trabalho de DJ

13/12/2016· Compartilhe linkedin

Um bom DJ precisa de marketing para ficar em evidência no mercado? Ou o seu talento já fala por si? Para responder a essas perguntas, primeiro vamos olhar alguns números.

No Brasil, já são mais de 100 milhões de pessoas com acesso à internet (dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). Destes, 93 milhões são usuários das redes sociais (dados do eMarketer).

Só aí já vemos o potencial impacto que a internet pode oferecer no trabalho de um DJ. Mas o que fazer para aproveitar de todos esses números na divulgação de seu trabalho?

O que é marketing?

Para começar, tudo é marketing. Divulgar uma música no Youtube, postar fotos de uma performance no Instagram, compartilhar um evento no Facebook. No mundo digital, toda a interação com o público que permita a divulgação do seu talento, é marketing.

E você ainda pode pode fazer muito mais que isso na internet. Já fazem alguns anos que empresas e artistas utilizam as redes sociais para um trabalho muito mais profissional. É claro que exige um investimento, às vezes alto. Mas com o alcance que as redes oferecem (afinal, 93 milhões é muita gente) o retorno pode ser aquilo que você precisa em sua carreira artística. Saiba quais as melhores redes sociais para DJs aqui.

Uma outra ferramenta é a sua identidade visual. Digamos que este é o seu cartão de visita no mercado, de forma que nome artístico e marca devem apresentar as suas principais características como DJ. Mas como criar uma imagem que seja fiel ao seu trabalho? Confira aqui.

 

DJ e marketing devem andar juntos

Já vimos por aí muitos artistas que fazem um excelente trabalho de marketing na internet, mas que deixam a desejar nos palcos. E o contrário também acontece. Em muitos casos, a performance do DJ é impecável, mas você não vê nada quase nada do artista nas redes sociais.

A questão é que o marketing funciona desta forma: um produto ruim em evidência no mercado até que consegue alguns resultados. Mas pode ter certeza que o sucesso não vai durar muito.

Agora, o DJ de qualidade que ainda não possui um bom trabalho de divulgação nas redes sociais está perdendo uma grande oportunidade no mercado. Muitos não levam isso adiante porque a performance nos palcos não passa de um hobby. Mas para o artista que deseja seguir carreira profissional, fica aí a nossa dica.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart