Como utilizar a sinalização em eventos

20/04/2018· Compartilhe linkedin

Na realização de um evento, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o sucesso. Um dos componentes mais importantes desse “kit básico” da produção de eventos é a sinalização, elemento de extrema importância. Ela estabelece um diálogo com os convidados e os direciona para o local desejado, além de ajudar a enfatizar a identidade da marca ou do evento. Também garante a segurança ao sinalizar as saídas de emergência, os banheiros e outras áreas para uso dos convidados.

A importância da sinalização pode ser explicada de uma maneira muito simples: basta pensar como seriam as cidades sem as placas de trânsito orientando qual caminho seguir. Os carros ficariam desnorteados e sem rumo, tornando caótico (e talvez impossível) transitar pela cidade. Assim também funciona nos eventos quando a sinalização não é bem feita. Sem as indicações adequadas, os convidados têm dificuldade em saber para onde devem ir. Locais como áreas externas acabam subutilizados, já que estão “escondidos”.

Sinalização criativa para eventos

Construindo a sinalização ideal

Para um evento que tem como objetivo atingir excelentes resultados, é de extrema importância investir em sinalização profissional de alta qualidade. Isso quer dizer componentes que estejam de acordo com a identidade visual do evento e sejam, ao mesmo tempo, destacados e parte da cenografia. Dessa forma, é fácil garantir que todos os convidados serão bem orientados.

Veja algumas dicas de como desenvolver uma sinalização eficiente e agradável para o seu evento:

  • Deixe as sinalizações de emergência muito visíveis!

Posicioná-las em locais altos e de destaque faz com que os participantes do evento vejam as placas mesmo de uma longa distância. Lembre-se de que é importante a segurança de seus convidados vem em primeiro lugar. Se o local for escuro, garanta spots de luz para essas placas.

  • Seja claro e óbvio.

Sinalização precisa cumprir a sua função e ser informativa, e para isso é necessário captar a atenção do observador em pouco tempo. Muitas pessoas verão as placas enquanto estiverem andando, muitas vezes em lugares com iluminação baixa. Mantenha a mensagem objetiva – mas lembre-se que isso não é desculpa para fazer uma sinalização descuidada.

  • Seja consistente.

Use as cores do evento, a logo, o tema, elementos que se repetem em outros pontos da decoração, etc. Aproveite a cenografia para fazer algo que combine com o conjunto de forma harmônica e elegante. Solte a imaginação sem fugir da temática do evento.

  • Utilize figuras como recursos.

Setas, o cigarro cortado e o boneco descendo as escadas são amplamente conhecidos. Permita uma leitura intuitiva da sua sinalização, investindo em elementos lúdicos e releituras de símbolos já conhecidos.

  • Dê nome aos bois.

Se o seu evento possui múltiplos ambientes, identifique cada um com um nome e sinalize! Isso facilita a circulação e o entendimento do espaço, evitando que seus convidados percam tempo procurando a sala certa.

  • Na dúvida, fique com o tradicional.

É claro que uma sinalização personalizada é um diferencial no evento, mas ela não é estritamente necessária. Nem sempre o orçamento permite um projeto customizado. Há situações em que uma sinalização mais extravagante descaracteriza o evento. São muitas possibilidades e para todas há uma solução: aposte no básico para não fazer feio. Foque em uma sinalização limpa, objetiva e com cores neutras, que cumpra seu objetivo.

Com um evento bem sinalizado, é possível garantir a segurança e a tranquilidade da equipe e do público. Seguindo nossas dicas, estamos certos de que você terá um ótimo resultado em seu evento.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart