Equipamentos para DJ: o que você precisa para uma carreira de sucesso

18/04/2017· Compartilhe linkedin

Em qualquer tipo de carreira, o profissional necessita de equipamentos e materiais de qualidade para um bom desempenho. Da mesma forma que um professor precisa de bons livros para ensinar, um profissional da música utiliza equipamentos e acessórios para ingressar no setor.

Seja você DJ ou produtor, alguns itens são pré requisitos para se dar bem no mundo da música. Como sempre falamos por aqui, de nada adianta uma boa técnica sem bons equipamentos. E o oposto também vale.

Por isso, sempre tenha em mãos os melhores materiais para uma boa apresentação ou produção musical. Veja abaixo alguns itens essenciais para uma carreira de sucesso.

 

Fones de ouvido

Você provavelmente nunca viu um DJ sem os tradicionais fones de ouvido. Com certeza, o acessório apresenta uma função de grande importância, indo muito além do que apenas uma questão de estilo.

Os fones servem para a pré-escuta, ou seja, para você ouvir uma prévia do que vai tocar para o público. É muito útil em ensaios e produções, mas você pode necessitar de um bom acessório numa apresentação live também.

Além de um design no seu melhor estilo, busque por um item confortável, já que você vai utilizá-lo por um bom tempo. Em questão de qualidade, procure fones com bom grave, para você sentir a batida do som mesmo em um ambiente com muito barulho.

Saiba como escolher os melhores fones de ouvido.

 

CDJ x controladoras

São equipamentos de reprodução musical essenciais na vida de DJs e produtores. Algumas funções diferenciam cada modelo, apresentando vantagens para determinadas situações.

A CDJ é um dos equipamentos mais tradicionais no mundo dos DJs. Antigamente, reproduzia somente CDs, mas hoje já é compatível com entradas USB. Já as controladoras são mais práticas porque estão integradas com softwares e aplicativos específicos, dispensando o uso de pen drives e CDs.

Atualmente, muitos profissionais da música discutem sobre qual o melhor equipamento. Aqui, podemos dizer que a melhor opção vai depender do perfil de cada um.

 

Toca discos

Com a volta do vinil, não podemos deixar de lado os também tradicionais toca discos. Não só por uma questão de estilo, mas também pela qualidade do áudio. Só que você vai precisar desembolsar um pouco mais para ter um bom equipamento.

Uma outra vantagem dos toca discos é que hoje você pode conectar o aparelho ao seu computador e reproduzir músicas que estão sendo tocadas em cada deck.

Não se trata de um equipamento essencial na vida de DJ. Mas caso você tenha condições, vale a pena investir em um, principalmente se for fã do vinil.

 

Mixers

São equipamentos para você controlar as saídas de áudio de cada canal. Há diversos modelos no mercado, que podem ser conectados a CDJs, toca discos e outros aparelhos. As controladoras apresentam um mixer embutido.

Com o equipamento, você consegue controlar as faixas de frequências das músicas que estão sendo tocadas, em baixa, média e alta frequências. É possível também ajustar o ganha da música, compensando a diferença de volume de um áudio para outro.

 

Equipamentos para sua apresentação

Além de bons aparelhos para aplicar uma boa técnica, você vai precisar de estruturas de qualidade para sua apresentação. Conheça os kits promocionais da Auratec!

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart