Como festivais influenciam sua carreira de DJ

14/03/2017· Compartilhe linkedin

Diversidade. Não há palavra melhor para resumir o Lollapalooza. Bandas como Metallica, The Strokes, Martin Garrix e The Chainsmokers reunidas no mesmo ambiente fazem com que ocorra uma verdadeira mistura de gêneros musicais sob o mesmo teto. Só que o evento é a céu aberto.

Com data marcada em 25 e 26 de março, o festival promete sacudir mais uma vez o cenário musical no Brasil, Chile e Argentina. Outra coisa que ele promete sacudir é o cenário de música eletrônica, inclusive, para DJs ainda desconhecidos no mercado. E como os grandes festivais podem influenciar sua carreira de DJ? A gente explica.

 

Como festivais podem influenciar sua carreira de DJ?

Estamos falando de festivais musicais no geral, mas para facilitar a conversa, vamos continuar no exemplo do Lollapalooza. A grande característica do evento é reunir as mais diversas tribos musicais: Rock alternativo, Indie Rock, Punk Rock e, claro, a Eletrônica e seus principais DJs. Em dois dias inteiros, os artistas demonstram seus talentos.

O fluxo de pessoas é intenso. Em 2016, por exemplo, foram mais de 160 mil pessoas. Devido ao verdadeiro tornado de correntes musicais, uma parcela considerável de frequentadores jamais priorizou a música eletrônica em suas bibliotecas de música. Essa é a grande oportunidade que os festivais proporcionam: criar uma nova base de fãs.

Frequentadores de festivais tem a chance de conhecer artistas, e gêneros, que jamais consideraram escutar. Dessa forma, um festival como o Lollapalooza contribui para aumentar a base de fãs de um gênero musical. É nesse momento que sua carreira como DJ pode ser afetada: mais pessoas interessadas no seu gênero lhe dá maior abrangência de possíveis fãs a se conquistar. Em outras palavras: como a demanda tende a subir, você pode contribuir com a sua oferta.

 

Que legal! Então quer dizer que após o Lollapalooza eu tenho grandes chances de decolar no mercado?

Sim! E não! Festivais musicais que reúnem diferentes públicos contribuem para fazer do House, Dubstep e tantas outras vertentes da música eletrônica interesses para um novo público, mas estamos falando de uma mudança à longo prazo.

Não é algo que ocorre da noite para o dia e não depende unicamente do Lollapalooza. Quanto mais festivais mundo a fora proporcionarem a diversidade cultural, mais pessoas conhecerão o gênero. É um processo gradual, mas que traz mais e mais oferta na qual você pode se aproveitar.

 

Agora, quer uma maneira imediata de obter mais fãs a partir de festivais? Procure saber quais artistas estarão em destaque no festival do momento e realize trabalhos que misturem elementos desses artistas. Isso lhe dará uma porta de entrada para que mais pessoas se interessem pelo seu trabalho. E claro, não se esqueça que aparência é muito importante, logo busque pelos melhores equipamentos para sua performance ao vivo.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart