As vantagens do alumínio

23/11/2017· Compartilhe linkedin

As-vantagens-do-aluminio-Blog-Auratec

Estruturas precisam ser, antes de mais nada, seguras. Muitas pessoas confundem isso com a necessidade de uma estrutura densa e pesada. Mas as estruturas de alumínio são leves, práticas de montar e transportar e ainda tem uma aparência mais interessante que estruturas em aço.

História do alumínio

Produto resultante da bauxita, o alumínio foi isolado em 1824, pelo dinamarquês Hans Christina Oersted. 30 anos depois, foi um cientista francês, Henry Sainte-Claire Deville quem conseguiu obter o material por processamento químico, usando cloreto duplo de alumínio e sódio fundido. 12 anos depois, o francês Paul Louis Toussaint Héroult e o americano Charles Martin Hall patentearem o processo de obtenção do alumínio através de eletrólise, que ficou conhecido como Hall-Heróult.

Devido a suas características particulares – o alumínio é leve, maleável e não enferruja – ele rapidamente passou a ser usado em diversos campos. A princípio era artigo de luxo, usado em utensílios domésticos sofisticados, mas em menos de um século passou a ter utilização nas mais variadas indústrias.

Características particulares do alumínio

O primeiro grande destaque do alumínio está ligado ao fato que este material não enferruja. Por isso, na construção civil ele assumiu o lugar do ferro nas esquadrias de janelas e outros objetos. Esse fator é importante também em pontos estruturais, uma vez que não é preciso fazer manutenção das bases estruturais com o passar do tempo.

Outra vantagem da aplicação do alumínio na construção civil foi estética. Por ser um material mais leve e maleável, as estruturas de alumínio permitem desenhos interessantes e a utilização de estruturas aparentes que ficam muito bonitas. Em shoppings e centro comercias é muito comum encontrar este tipo de estrutura.

Devido a sua densidade, 1/3 mais baixa que a do aço, por exemplo, o alumínio é usado também na indústria da aviação. Antes do uso desse material, os aviões eram construídos em madeira. Com o uso do metal, os aviões tornaram-se mais leves. Outra vantagem é o baixo teor corrosivo, que evita danos a longo prazo. Hoje, ligas de alumínio são usadas até em foguetes.

O uso de alumínio nas estruturas para eventos

O uso de alumínio em diversas indústrias chegou mais tarde ao Brasil, quando comparado aos países europeus, mas hoje é um material bem aceito. Além dos usos que já citamos, a indústria de latas não apenas é promissora como tem uma das mais altas taxas de reciclagem do país, colocando o alumínio a frente de outros materiais no quesito sustentabilidade.

Na indústria de eventos, esse material é utilizado desde os anos 90. A Auratec usa o material em diversos produtos, apresentando uma linha mais leve, fácil de transportar e montar. Além disso, assim como nas estruturas de aço galvanizado, as estruturas de alumínio da empresa contam com o reforço de cabeça, oferecendo maior resistência aos impactos.

Com maior durabilidade, forte resistência as intempéries e uma aparência muito mais interessante, o alumínio já é um grande aliado dos eventos por todo o país. Para garantir a melhor e mais prática estrutura entre em contato com a Auratec!

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart