Sucesso na web vira caso de justiça

30/07/2014· Compartilhe linkedin

Sucesso-web-nissin

Não é o que se pode chamar de uma grande produção audiovisual. Ou um hit que poderia ser compartilhado por milhões de usuários pela sua qualidade musical. Trata-se de uma paródia de uma música de grande sucesso mundial e um clipe que apresenta cenas e montagens um pouco bizarras. Mas é fato que o vídeo viralizou e se tornou um fenômeno da internet atual.

Todos já ouviram falar do Nissim Ourfali. O garoto judeu ficou famoso no Youtube com sua paródia, que retrata seu Bar Mitzvá e as idas à praia da Baleia. A produção do clipe conta com a parte instrumental da música “What makes you beautiful”, do grupo One Direction, e cenas do Nissim cantando sua própria versão.

E o principal motivo dessa viralização, claro, foram os efeitos e as montagens utilizados no clipe. A letra cantada pelo garoto também virou motivo de piadas na internet. O vídeo foi produzido a pedido da família do garoto e postado em uma rede social para que os familiares tivessem acesso. Mas o pouco tempo em que ficou no ar foi o suficiente para cair no Youtube e atrair milhões de usuários. Mesmo sem ter essa intenção, o clipe virou uma sensação na web.

Fato que acabou parando na justiça. A família de Nissim entrou com um pedido para que o Google, responsável pelo Youtube, retirasse o vídeo da internet. A família alegou que outros clipes foram produzidos satirizando o garoto, menor de idade, além de ocorrer várias ofensas à sua imagem. Assim, a reclamação foi para excluir qualquer montagem ou produto que faça referência ao nome ou à imagem de Nissim.

Porém, o pedido da família foi negado e o clipe continuará no ar, pelo menos por enquanto. O sucesso da baleia continua ganhando novas versões e estimulando novas produções audiovisuais através das redes sociais.

Seja amador ou profissional, com ou sem intenção, um simples produto ou uma ideia podem acabar em casos como esse. Postar um trabalho na internet, independente de sua qualidade, pode ser o suficiente para viralizar e se tornar um novo Nissim Ourfali.

 

Fonte: O Globo

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart