• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

O que você precisa para ser um produtor de eventos?

Este post foi publicado em Auratec, Dicas para Djs, Mercado

Produzir eventos parece uma profissão simples e divertida. Na maioria das vezes, as pessoas só veem o glamour e a comemoração que envolvem um evento bem-sucedido. No entanto, o staff de produção, em geral, é quem menos aproveita a festa.

Se você tem interesse na profissão, mas está em dúvida se é o lugar certo para você, confira algumas características essenciais para um produtor.

produtor-evento

Seja extremamente organizado

Existe um estereótipo de que quem trabalha com arte e entretenimento é desligado e desorganizado. Isso é equivocado. Um bom produtor tem que se ater a muitas demandas e dar conta de diversas tarefas antes, durante e depois do evento. Para ajudar nessa longa lista, ferramentas como o check list e aplicativos de lista e comunicação são grandes aliados desse profissional. A agenda também tem que estar sempre com o produtor.

Documentar cada fase da produção é importante por vários motivos:

  • Fazer o controle de contas, relatando tudo que foi gasto e tudo que entrou, verificando a real situação financeira daquele evento
  • Ter consciência do que funciona e do que prejudicou a execução do evento, eliminando erros em uma próxima produção.
  • Ter um registro de contatos e fornecedores, se possível com observações sobre o trabalho deles, para usar (ou descartar) em ocasiões futuras.

Tenha muita disposição

No começo deste texto, falamos do glamour da produção de eventos. Na vida real, isso não existe. Produzir significa trabalhar durante todo o evento, garantindo que cada etapa saia perfeita. O produtor chega antes de todos, delega tarefas para equipe de montagem, e só sai quando a última peça de estrutura foi despachada.

Ao longo do evento, é responsabilidade da produção cuidar de eventuais problemas e imprevistos. Ter o pensamento ágil e ser focado em solução é essencial para qualquer produtor.

Também é de responsabilidade desse profissional lidar com os humores da equipe e dos artistas, mantendo todos satisfeitos e focados no sucesso dos eventos.

Conheça muito bem o seu evento

O briefing é uma ferramenta útil para que o produtor tenha claro qual o tipo, dimensão e necessidades do evento. Também é a partir deste documento que é possível transmitir a equipe o que será o evento.

Não tenha medo de conversar bastante com os proponentes do evento, tirar todas as suas dúvidas e faça um relatório detalhado. Isso permitirá as melhores decisões de local, tamanho de equipe e sobre a divulgação mais adequada.

Crie uma boa rede de contatos

Existe uma máxima que diz que o importante não é saber, mas conhecer quem sabe. No caso da produção, isso é muito verdadeiro. Uma boa rede de contatos pode te salvar em demandas muito específicas de algum cliente. Também te dá possibilidades de negociação com fornecedores. Conhecer outros produtores é uma possibilidade de estar sempre trabalhando. Um contato sempre traz vários outros e relacionar-se bem com sua rede de contatos é profissionalmente enriquecedor.

Um bom produtor se preocupará em ter a melhor estrutura, que atenda ao evento e forneça segurança para equipe e público. Para isso, você pode contar com as estruturas Auratec. Temos tudo aquilo que você precisa com o padrão de atendimento e qualidade que você merece.

Postado em 18/07/2017  |  0 comentários

Comentários