Práticas de um DJ iniciante

05/02/2016· Compartilhe linkedin

Vivemos numa época em que as coisas se tornaram mais práticas. Se você quer aprender algo, há vários cursos e tutoriais disponíveis. Sendo que antigamente as pessoas aprendiam tudo na marra, sozinhas ou com a ajuda de alguém.

02-05_Praticas-DJ-iniciante

Da mesma forma, produzir/reproduzir uma música atualmente ficou um pouco mais simples. Um pouco. Além dos cursos de DJ, as tecnologias disponíveis ajudam e muito na produção. Mas você também não vai aprender a mixar uma música da noite para o dia. São necessárias horas, dias e meses de treinamento até o sucesso, seja com o seu livro, tutorial ou professor.

O primeiro passo para ser um bom DJ é conhecer muito de música. Claro, este é o seu produto. E se você não tiver boas referências, ou se não tiver o costume de ouvir algumas faixas no Spotify, é bom começar a pesquisar por um conteúdo relevante. Ter presença constante em baladas também ajuda no processo. Afinal, este é o seu principal local de trabalho, e você estará mais acostumado com o ambiente e seu público.

E já que falamos de cursos e tutoriais, é bom começar a estudar desde cedo. Aprender um pouco da teoria musical, saber montar uma escala, um acorde e entender sobre campos harmônicos são itens básicos de um bom profissional. E, com muita prática, você vai notar que a sua percepção musical estará bem mais desenvolvida.

Outra dica importante. DJ não é apenas reproduzir faixas de outros artistas. Você pode até seguir por esse caminho. Mas saiba que produzir um conteúdo próprio valoriza e muito o seu trabalho. Com todas as técnicas em mãos, você consegue colocar em prática toda a sua personalidade, uma produção totalmente autêntica. E não tem nada melhor do que ser reconhecido por uma produção autoral.

Ou seja, são várias possibilidades para se tornar um bom DJ. Mas você precisa correr atrás. Procure por referências, estude e treine bastante, saia para a noite e mostre tudo o que sabe. E mesmo quando alcançar o sucesso, continue praticando. Porque, assim como hoje temos várias ferramentas disponíveis que não tínhamos no passado, o futuro poderá oferecer novas oportunidades.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart