Playlist para diminuir a ansiedade

29/11/2016· Compartilhe linkedin

O que você costuma fazer quando se sente ansioso para alguma coisa? Como por exemplo, antes de iniciar uma apresentação num grande evento.

Há várias maneiras de relaxar. Para muitas pessoas, colocar um fone no ouvido e escutar uma boa música é uma terapia e tanto. Fato, inclusive, comprovado pela neurociência.

É o que aponta um estudo recente realizado pela Mindlab, organização britânica especializada em pesquisas que medem o impacto da comunicação no cérebro. E os cientistas ainda criaram uma playlist ideal para quem sofre com a ansiedade no dia a dia ou antes de um evento importante.

11-29_Playlist-ansiedade

A pesquisa

Um grupo de voluntários foi colocado para realizar atividades de lógica o mais rápido possível com o objetivo de medir os níveis de stress. Ao mesmo tempo em que praticavam, as pessoas escutaram músicas dos mais variados estilos.

Por meio de sensores, os cientistas conseguiram uma série de análises do cérebro de cada voluntário, além de informações como batimento cardíaco, pressão sanguínea e ritmo de respiração. Todos os dados foram comparados com as respectivas músicas, oferecendo assim a playlist ideal para a ansiedade.

Resultados

De acordo com o estudo, a música número 1 para quem sofre da condição é “Weightless”, do grupo Marconi Union. Ela é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%. E coincidentemente, sua composião foi feita em parceria com a British Academy of Sound Therapy, academia especializada em sons que possibilitam o relaxamento.

O grupo Marconi Union compõe suas músicas a partir de estudos sobre sons ambientes. Mas a playlist inclui também artistas que fogem do ramo científico, como Adele, Coldplay e DJ Shah.

Agora, é só você apertar o play e relaxar! Confira algumas das músicas indicadas pela neurociência para diminuir a ansiedade. A lista completa você confere aqui.

‘Weightless’ – Marconi Union

‘Mellomaniac (Chill Out Mix)’ – DJ Shah

‘Strawberry Swing’ – Coldplay

‘Someone Like You’ – Adele

Fonte: Exame

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart