Oportunidades de crescimento: o festival SXSW

06/03/2018· Compartilhe linkedin

06.03-SXSW

Entre os dias 09 e 18 de março acontecerá o maior festival de interatividade do mundo. O South by Southwest (SXSW) será realizado em Austin – Texas e reúne milhares de pessoas em busca de conhecimento sobre música, cinema, games, educação e diversos outros setores que dialogam com a tecnologia.

O SXSW aconteceu pela primeira vez em 1987 como uma feira da indústria musical, mas cresceu rapidamente para abranger a área de Cinema. Quase 10 anos após sua primeira edição, foi criada a trilha Multimedia (hoje em dia chamada Interactive). As trilhas de Comédia e Games completam os 5 festivais principais dentro do SXSW.

Sucesso de público e crítica

Na 31ª edição do festival, que aconteceu em 2017, estiveram presentes 71 mil visitantes credenciados, vindos de 94 países diferentes. Com tanta gente, as filas são inevitáveis – mas cabe ao participante tirar proveito da situação. Muitos usam esse tempo de espera para conversar com pessoas diferentes e fazer novos contatos. O app do evento é de grande ajuda para isso: nele é possível se conectar com outros participantes e agendar encontros, dentro ou fora do SXSW.

Além do público gigantesco, o último SXSW contou com 5.088 palestras e conferências, sendo uma média de 50 acontecendo simultaneamente. Esse enorme volume de opções pode deixar alguns participantes desorientados, enquanto todos vivem o significado da expressão “FOMO” (fear of missing out): a sensação de estar sempre perdendo alguma coisa importante ou interessante (o que não é apenas possível, mas altamente provável com uma programação tão diversificada). Não é a toa que a organização optou por disponibilizar as principais palestras no canal oficial do evento por quase um mês após o festival, na esperança de reduzir esse sentimento.

O ponto principal do evento é a combinação de aprendizado, atualização e networking. É importante saber disso e estar atento a boas oportunidades. Palestras menores permitem uma aproximação maior dos colegas e até mesmo do palestrante, o que oferece possibilidades de fazer contatos com objetivos mais alinhados.

Um evento exemplar

Os produtores que vão ao evento são beneficiados não apenas em suas relações interpessoais e conhecimento empresarial. O festival de Música, parte mais tradicional do SXSW, apresenta um panorama interessante sobre o futuro da indústria musical, novas plataformas para artistas, agenciamento e outras perspectivas no cenário mundial atual. Combinados às sessões e debates, centenas de apresentações de artistas do mundo todo, de todos os estilos. Músicos em início de carreira e os mais experientes dividem palcos espalhados por Austin, que tem a música como uma de suas características primordiais.

Os shows são realizados em casas que comportam, na maioria das vezes, 100 ou 200 pessoas, limite que é rigidamente cumprido – independente do tamanho da fila na porta. Essa postura contribui para eventos mais agradáveis e íntimos, provando que locais de pequeno porte não são desculpa para falta de organização ou profissionalismo. Esse é, inclusive, o melhor momento para observar estruturas, conhecer novos formatos de logística e anotar boas ideias. O que não falta são inspirações para realizar mudanças que podem elevar a qualidade da produção de eventos no Brasil.

O South by Southwest oferece uma oportunidade inigualável para profissionais da indústria criativa, da cena musical, da administração e gestão ou mesmo da produção de eventos. Sua riqueza de conteúdos, diversidade e organização sem igual merecem toda a atenção de um público que precisa estar sempre aberto a novos aprendizados.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart