Música produzida por Inteligência Artificial

07/10/2016· Compartilhe linkedin

Parece coisa daqueles filmes futuristas. Mas é fato que estamos cada vez mais ligados, e quem sabe dependentes, da inteligência artificial. A robotização dos serviços já é quase que uma rotina em nossa geração. Inclusive, no mundo da música.

10-07_Musica-AI

É comum vermos robôs susbstituindo o trabalho humano em vários setores. Agora, pela primeira vez, temos uma música pop composta por inteligência artificial. Produzida pelo laboratório de pesquisas da Sony CSL, “Daddy’s Car” foi criada por um software chamado Flow Machines.

Para possibilitar a produção robotizada, foi necessária a participação de um compositor humano para dar a linha de estilo. O francês Benoit Carre foi o responsável for fornecer esta parte, além de participar na produção, na mixagem e na letra da canção. Já o software utilizou a homérica base de dados da linha, a partir de músicas de diversos estilos, para compor a melodia e harmonia.

Diante deste feito, podemos verificar algumas possibilidades para a produção musical nos próximos anos. É claro que grande parte do processo, principalmente se pensarmos no aspecto criativo, ainda fica por nossa conta. Mas com o auxílio da tecnologia, produtores e profissionais da música têm em mãos técnicas cada vez mais avançadas para compor algo de qualidade.

Confira agora “Daddy’s Car”, a primeira música pop produzida por inteligência artificial.

Fonte: House Mag

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Carrinho

Magento Appliance - Powered by TurnKey Linux