Mulheres no mercado de eventos

13/06/2017· Compartilhe linkedin

Segundo o International Business Report, o número de mulheres ocupando as primeiras posições em empresas no Brasil saiu de 5% em 2015 para 11% neste ano. O crescimento supera a porcentagem mundial, onde a presença feminina como CEO e CFO aumentou 2% nos últimos dois anos.

Dentro do mercado de eventos não poderia ser diferente. Além de grandes artistas em cima dos palcos, nos bastidores existem cada vez mais mulheres, exercendo as mais variadas funções.

mulheres-evento

Mulheres na produção

Não é raro ver mulheres na produção de eventos, independente do segmento. Por ser uma área que demanda muita organização e a capacidade de ser multitarefas, não é difícil associar essa posição à presença feminina.

Essa função, porém, vai muito além da capacidade de organizar listas. Nomes como Heloísa Aidar, da Pommelo Produções – que trabalha com produção de shows, artistas e distribuição de discos – ou Ana Garcia, produtora do festival Coquetel Molotov, mostram que as produtoras são verdadeiras administradoras de empresas e carreiras. É necessário ter conhecimento sobre o mercado de eventos, business, turismo, marketing e tudo o que possa ajudar a catapultar o evento ou artista que está sendo produzido.

Em março deste ano, a jornalista e produtora cultural Claudia Assef e a advogada Monique Dardenne lançaram o Women Music Event (WME), uma plataforma virtual e evento anual para reunir mulheres de todas as áreas da produção musical. No site, foi criado um banco de dados de profissionais que registra mais de 40 profissões e reúne mulheres de todo o Brasil, atuantes em técnica de som, jornalismo cultural, iluminação, montagem de palco, entre outras áreas.

As meninas da técnica

Apesar de ainda ser raro ver mulheres transitando na parte técnica de shows e eventos, elas vem aparecendo mais. Um exemplo bem interessante é a cantora e compositora carioca Marcela Vale, a Mahmundi. Antes de estrear nos palcos e virar uma das queridinhas do produtor Eduardo Miranda, Marcela era engenheira de som do tradicional Circo Voador. O conhecimento com produção musical ajudou a carioca a produzir as próprias canções.

Em Belo Horizonte, o estúdio Maré Áudio Criativo é comandado pela engenheira Flora Guerra. A moça, que cursou engenharia já pensando em trabalhar com áudio, também faz engenharia de som para vários artistas da capital mineira e oferece uma oficina de montagem de palco para mulheres. A intenção é qualificar outras garotas e estimular uma maior presença feminina nas equipes de eventos e casas de show.

Djanes: as mulheres da música eletrônica

Na música eletrônica, podemos encontrar mulheres desde pelo menos os anos 60. Nomes como Delya Derbshire ou Donna Summer são pioneiras desse segmento. Sylvia Robinson foi responsável por lançar o primeiro disco de hip hop já registrado. Sharon White foi a única mulher a discotecar no lendário Studio 54, em Nova York.

No Brasil, a agência 24 BiT, fundada pelas amigas Fernanda Paludo, Priscila Prestes e a dj Aninha, agencia a carreira de Djanes como Antonela Giampietro, Aninha, Eli Iwasa e Nastia, todas brasileiras. O WME também nasceu com um pé na música eletrônica, seara de conhecimento de suas produtoras. Das 100 maiores Djs do mundo, segundo lista do site Shejay, 7 nomes são brasileiros.

Grandes fenômenos mundiais controlam todas as etapas de suas carreiras. Madonna, para citar um dos maiores exemplos, comanda toda a produção de suas músicas e espetáculos, dos aspectos mais técnicos à concepção artística. Na geração mais nova, Miley Cyrus dirige todo o processo, acompanhada por sua mãe, responsável pela logística e gerenciamento de marca de sua carreira. Muitos grandes nomes podem ser citados – de Cher a Anitta – para exemplificar a presença de mulheres no gerenciamento e produção de suas carreiras e eventos.

Equipe certa, equipamento adequado

Seja na produção, na técnica ou dando um show em palcos e pickups, as mulheres têm aumentado a cada dia sua presença no mercado de eventos. Exigentes e muito organizadas, elas se preocupam em ter sempre a melhor estrutura para atender seus artistas e público. Com equipamentos leves e de montagem prática, a Auratec tem várias opções para atender as exigências e diversidade dessas produtoras.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart