Masterização de música eletrônica

02/11/2014· Compartilhe linkedin

Masterizaçao-musica-eletronica

O processo de produção de música eletrônica envolve um esforço técnico muito grande. Além de todo trabalho artístico na hora de montar uma playlist e movimentar uma festa, há sempre um enorme exercício técnico por trás dos grandes hits.

E um dos trabalhos mais complexos na atividade é a masterização. Muitas vezes confundida com a mixagem e outras formas de equalização, masterizar representa a profundidade da acústica, a clareza e o volume das faixas. Muitos especialistas consideram a masterização a ciência, a parte artesanal do áudio.

Assim, por meio dessa técnica, todo o projeto torna-se muito mais do que uma criação artística. Com um trabalho correto, a masterização possibilita uma grande vantagem sobre os concorrentes.

Mas para alcançar essa qualidade técnica, o profissional não vai ter moleza. Primeiro, você deve combinar conhecimento técnico com habilidade artística e muita dedicação. Se o trabalho está sendo realizado para um cliente, você deve procurar o som que ele deseja, seja qual for.

No início, trabalhar com a equalização certa para o som desejado pode ser muito complicado. Na hora usar um gate ou um compressor, pode aparecer muitas dúvidas e você se encontrará numa situação complicada. Nesse caso, recomendamos os presets, que são configurações prontas para uma determinada tarefa, presentes em qualquer programa de gravação. Mas essa indicação é só para casos de grandes dificuldades, já que os presets acabam com o prazer da mixagem.

Fonte: Eletromusica

 

 

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart