Festivais de música podem reduzir o estresse

19/04/2016· Compartilhe linkedin

Que a música oferece inúmeros benefícios, inclusive para a nossa saúde, todos já sabem. Seja produzindo uma faixa, tocando um instrumento ou simplesmente ouvindo uma boa canção, ao longo dos anos, vários estudos tentaram comprovar os efeitos positivos da música em nossas vidas. E o resultado sempre foi muito animador.

04-19_Festival-stress

Mais recentemente, uma nova pesquisa relacionou o fato de assistir a um festival com os níveis de estresse de um indivíduo. De acordo com os especialistas, as apresentações de música ao vivo funcionam como um calmante, reduzindo esse efeito, além de aumentar a nossa disposição e melhorar a memória.

O estudo foi realizado com 117 voluntários que compareceram a festivais de música, alguns assistindo a mais de 100 apresentações por ano e outros, uma única vez. Os pesquisadores analisaram a saliva dos indivíduos, antes e depois dos eventos, o que possibilitou identificar alterações significativas nos níveis de cortisol e cortisona (hormônios ligados ao estresse). Além disso, verificaram o estímulo do DHEA precursor nos hormônios sexuais de homens e mulheres.

Outras pesquisas também já foram realizadas com o objetivo de descobrir o efeito químico por meio da música. As análises envolveram medições de neurotransmissores, citocinas, hormônios, sinais vitais, linfócitos e imunoglobulinas.

Apesar de algumas conclusões, os especialistas vão continuar com os estudos para comprovar os reais efeitos de festivais de música ao vivo em nosso organismo. Sabemos que curtir uma boa apresentação nos oferece uma sensação de prazer e bem estar. Melhor ainda se pudermos apreciar cada momento do festival sem nenhum tipo de estresse.

Fonte: Phouse

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart