Ferramentas essenciais para um bom calendário de eventos

07/02/2018· Compartilhe linkedin

Um dos desafios encontrados no mercado de eventos é a organização de uma agenda em que as datas de realização não coincidam com outros eventos na região. Com tantas formas de divulgação, fica difícil manter controle de todas as opções disponíveis.

Pensando nisso, separamos três ferramentas que podem facilitar um pouco a vida dos produtores de eventos e do público em geral, que pode ter dificuldades em encontrar atividades para uma área específica. Nelas é possível encontrar grandes eventos turísticos, feiras, exposições e festivais de música, possibilitando inclusive planejar viagens que coincidam com o evento desejado.

Calendário Nacional de Eventos

O Calendário Nacional de Eventos tem o objetivo de divulgar eventos e fornecer informações para turistas no momento do planejamento da viagem. É vinculado ao Ministério do Turismo e permite que os eventos sejam cadastrados pelo próprios produtores, além de coletar informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Eventos de forma colaborativa. Segundo a descrição do site, os responsáveis pela compilação das informações estão disponíveis para esclarecimentos, correções e sugestões que possam melhorar a ferramenta, por telefone ou e-mail.

A ferramenta de busca pode ser acessada através do site Agenda Eventos.

Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras

Disponível em versão impressa e eletrônica, é editado anualmente desde 1969 pelo Governo Federal em ação conjunta com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério das Relações Exteriores. É produzida em três idiomas (português, inglês e espanhol) e distribuída gratuitamente nas duas versões.

A publicação abrange eventos dos mais diversos setores e permite, em seu site, a busca por data, nome do evento, setor e/ou local de realização, além de oferecer o contato dos promotores. Dentro do site também é possível cadastrar seu evento e solicitar o recebimento do calendário impresso.

Esta ferramenta pode ser acessada no site Expofeiras.

Calendário de Festivais 2018

O site E.T.C. – É Tudo Cultura disponibilizou um calendário completíssimo com as datas e locais dos festivais de música que serão realizados no Brasil esse ano. Oferecendo opções que vão da música eletrônica aos rodeios, o calendário não trata apenas de grandes festivais. A premissa é listar também festivais menores com novos artistas, fomentando o cenário cultural nacional. Segundo a editora-chefe do E.T.C. Bruna Santos, o calendário será atualizado sempre que novos festivais forem anunciados.

O calendário pode ser acessado pelo site da E.T.C. e o download da versão e PDF pode ser feito clicando aqui.

 

Os sites da secretarias de cultura dos Estados e municípios também são muito úteis na hora de decidir a data de realização do seu evento, além de fornecer informações complementares. Independente do segmento e porte do seu evento, as estruturas Auratec são a melhor opção nos quesitos qualidade e segurança. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart