Os super-poderes dos eventos geek

18/08/2017· Compartilhe linkedin

 

Duas décadas atrás, ser fanático pelo universo nerd, leitor de quadrinhos, fã de super-heróis e um grande conhecedor de tecnologia era motivo de piadas e risadinhas. Hoje, na era da tecnologia, o termo nerd foi transformado no termo geek e os eventos do segmento se multiplicam e aumentam em dimensão a cada ano.

O mercado geek é exigente e muito específico, além de economicamente promissor. Para não ficar de fora desse filão, vem conhecer mais sobre esse mundo super divertido!

Quem são os geeks

Longe daquele estereótipo do moleque tímido, de óculos e aparelho nos dentes, o geek é moderno e bem informado. Com um conhecimento mais profundo que a média sobre tecnologia, esse público é exigente e tem olho clínico para defeitos e falta de qualidade.

Quadrinhos, desenhos animados, cinema, livros, ficção científica, tecnologia são parte dos assuntos que os interessam. Isso significa que existe uma gama grande de eventos que os contempla:

Feiras:  Comic Con, FIQ, Jedi Con, entre outras;

Encontros: Startup Weekend, Campus Party, entre outras;

Mostras: Anime Festival, Sana, entre outras.

Porque investir no mercado geek

Em um mundo onde a tecnologia domina, os antigos nerds tem galgado boas posições no mercado de trabalho, determinado novas formas de trabalhar e ditado tendências. Além do poder aquisitivo maior, esse segmento também se interessa, em profundidade, por temas variados.

Mais do que simples entretenimento, estes eventos tendem a ser um espaço de networking poderoso. É possível que um mesmo indivíduo frequente vários eventos no mesmo ano, pois diferentes interesses serão parte de programações diferentes.

Além disso, estes eventos tem características semelhantes aos eventos corporativos, gerando oportunidades de negócio e renda para a cidade que os sedia.

Mercado em expansão, os eventos geek ainda tem bastante mercado a ser preenchido.

Como se destacar na produção de eventos geek

O que mais caracteriza esse público é, sem dúvida, a paixão pela inovação e tecnologia. Assim, usar a tecnologia na produção do evento é uma boa maneira de atraí-los. Você pode criar um aplicativo exclusivo do evento, que o auxilie a navegar pelo evento físico. Também pode criar games que sejam jogados entre os participantes do evento.

Torne a experiência, desde a compra do ingresso, interessante e instigante. Venda ingressos online, crie um conteúdo incomum. Faça uma divulgação que vá além de peças gráficas simples.

No dia do evento também use a tecnologia como sua aliada. Que tal bolar uma maneira simples, eficiente e 100% online de confirmar os ingressos na entrada? E criar diversos pontos responsivos a participantes que baixaram seus aplicativos? Todas essas atitudes tornarão o seu público fiel.

Não é magia, é tecnologia

Claro que apenas a tecnologia não basta. Lembre-se de ter uma programação consistente, com palestrantes, representantes e apresentações que chamem a atenção e ampliem o conhecimento. Antes de lançar qualquer tipo de gadget ou app, teste muitas vezes, garantindo que o mau funcionamento não irá desapontar e afastar seu público. Na comunicação, lembre-se de se informar e falar a língua geek sem parecer jocoso ou forçado. Para um bom geek, conhecimento é tudo.

Claro que para criar a melhor estrutura para este tipo de eventos, ninguém melhor que a primeira empresa a fazer vendas online e instalar a solda por robôs do país, né? Com a qualidade e a tecnologia Auratec, seu evento vai dar um hadouken na concorrência.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart