Organizando um evento esportivo campeão

15/06/2017· Compartilhe linkedin

O mercado de eventos esportivos cresce cada vez mais. Depois de receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil apresenta uma estrutura e um interesse crescente por essa área. As mudanças de hábito e busca por uma vida mais saudável também atraem público e produtores.

Como esse evento atrai um público bem específico, de esportistas e interessados no esporte, é importante ter atenção aos detalhes e especificidades. Com as dicas abaixo, seu evento será um sucesso!

Escolhendo o local adequado

O local deve se adaptar ao tipo de evento. Não é possível montar uma competição de mountain bike no plano ou uma maratona em terreno acidentado. Também é necessário levar em consideração a estrutura do local:

  • É de fácil acesso? Existe transporte público que leve ao local?

  • Existe estrutura de estacionamento?

  • Existe (ou é possível instalar) estrutura de banheiros?

  • Há comida e bebida disponível no local ou será necessário contratar esses serviços?

É importante lembrar que, além dos competidores, há amigos, família e interessados, que comparecem a estes locais apenas para assistir. Para essa faixa de público, é confortável ter atrações e locais de descanso em meio as competições.

Atenção as particularidades

Cada tipo de esporte tem suas características. No seu planejamento, devem estar previstas as particularidades do esporte em questão. É um evento profissional ou amador? Que música deve tocar? Qual o tipo de premiação? Qual estrutura precisará ser criada?

Estes detalhes também influenciarão nas linhas de comunicação do evento. Todas as peças de divulgação devem revelar o cuidado com as especificidades do esporte e seu público, mostrando que o evento se importa e dialoga com o público-alvo.

Escolha de atrações

Nem só da competição vive o evento esportivo. É possível convidar esportistas famosos para a abertura e entrega de prêmios. Também pode-se escolher bandas ou djs para fazerem a parte de entretenimento no dia da competição. Uma ótima escolha é oferecer opções de lazer para as crianças. Em eventos muito longos, que se estendem da manhã até o final do dia, elas podem ficar entediadas e irritadas, afastando uma parte do seu público. O importante é focar naquilo que combina com o seu evento e engrandece a experiência do público.

Divulgação

Como em qualquer outro acontecimento, a divulgação é essencial para o sucesso. Procure se comunicar em uma linguagem que seja familiar ao seu público. Crie hashtags que divulguem sua produção, especificamente, mas que também dialoguem com a área esportiva escolhida. Torne-se visível em pontos estratégicos, como lojas de material esportivo. Use a internet a seu favor, criando conteúdo relevante para esportistas profissionais e amadores.

Montando a estrutura

A segurança em um evento esportivo é muito importante. Por isso escolher a estrutura certa para palcos e arquibancadas é essencial. Ter uma equipe confiável e bem treinada, pronta para atender a emergências e problemas eventuais é a melhor maneira de evitar adversidades. Dimensione bem o público e conheça o terreno onde serão feitas as montagens para se resguardar de qualquer possibilidade de acidentes.

Quando tiver definido tudo o que é necessário, lembre-se que a Auratec tem os melhores e mais seguros equipamentos para tornar sua produção um sucesso.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart