Equipe técnica: a estrutura por trás do palco

01/06/2017· Compartilhe linkedin

Em todo evento, aquilo que vemos são os artistas, palestrantes e homenageados. As pessoas que estão no centro das atenções, seja em um grande festival, em congressos ou eventos pessoais, como casamentos, são a razão pela qual esses encontros acontecem. Porém, antes que elas cheguem até ali, um longo caminho foi percorrido. Hoje, falaremos um pouco sobre a equipe de produção.

Os primeiros passos do evento

Muito tempo antes do evento realmente acontecer, uma equipe inteira já está trabalhando em sua concepção. No caso de eventos profissionais e de negócios, é montada uma comissão organizadora que determinará a temática do evento, a expectativa de público, a cidade-sede e o melhor local. Para eventos de entretenimento, existe a concepção e elaboração do projeto, que é submetido a leis de incentivo e avaliação de patrocinadores, na maioria das vezes. Em eventos sociais, como casamentos e formaturas, a fase de pré-produção pode chegar a 4 anos. Durante esse período, os custos são calculados e a comissão de formatura ou os noivos e suas famílias vão em busca de fundos para financiar o grande sonho.

Esse primeiro momento precisa ser organizado com calma, pois determinará todo o evento. É um trabalho sério e detalhado, que administra expectativas e costuma levar bastante tempo.

A equipe

Quando vemos artistas no palco, palestrantes em suas mesas e noivos dançando sua primeira valsa, esquecemos completamente que há uma equipe inteira trabalhando por muito tempo para que tudo saia sem falhas. No entanto, qualquer falha em um evento é, automaticamente, atribuída a produção. Trabalhar nessa área é uma função ingrata, uma vez que quase nunca se ouve os elogios e quase sempre se é responsável pelas reclamações. Por outro lado, mesmo que nenhum convidado venha a saber, é uma satisfação imensa ver tudo se realizar com harmonia e as festas, shows e apresentações serem um sucesso.

A produção não é um trabalho solitário. Mesmo que haja apenas um coordenador, a equipe é composta por vários outros funcionários, exercendo diferentes funções.

  • Produtores: em geral, as equipes contam com mais de um produtor, principalmente em eventos grandes. Há um coordenador de produção e produtores executivos. O produtor está nos eventos desde sua concepção, ajuda a elaborar projetos, calcula orçamentos de equipamentos e equipe e, não raro, se envolve com a divulgação. Também costuma ser a ponte entre artistas e/ou empresários e o restante da equipe, tendo a responsabilidade de conseguir se comunicar bem com as duas pontas dessa corrente.
  • Cerimonialistas: esse cargo se diferencia por pouco do produtor. Normalmente atuando em eventos pessoais e corporativos, esse profissional costuma ter uma rotina tão puxada quanto a da noiva ou dos formandos. Acompanham decisões essenciais, como escolha de buffet, decoração e fotografia. Garantem que os convidados sejam bem recebidos e bem tratados, que não falte comida ou bebida durante a festa e que os cronogramas sejam seguidos.
  • Roadies: Os roadies têm, pelo menos, 2 grandes responsabilidades: montar a estrutura de forma rápida e segura e organizar o palco para atender aos músicos. Trabalham diretamente com o produtor, o técnico de som e os músicos. Também é função deles o trabalho pesado: carregar estruturas, equipamentos e instrumentos, desmontar os palcos, carregar e descarregar carros de entrega. Grandes bandas costumam ter seus próprios roadies e trazê-los em turnê. Isso garante que o palco estará exatamente como desejado pelos artistas.
  • Técnico de som: regulando os microfones de palestras ou extraindo o melhor som em praça aberta, o técnico de som é essencial para o êxito do evento. É primordial ter muito conhecimento sobre engenharia sonora e sensibilidade para entender o som exigido para a ocasião.
  • Iluminadores: Na iluminação, há dois tipos de profissional, os montadores e o técnico de luz. Eles se complementam. O técnico de luz define a melhor iluminação para cada ambiente, o que será escondido e o que estará em foco. Aos montadores, cabe instalar os equipamentos de maneira perfeita e segura, gerando os resultados esperados pelo técnico.
  • Serviço: Seguranças, garçons, cozinheiros, recepcionistas, equipe de limpeza: como faríamos um evento sem eles? Essa equipe precisa ser extremamente bem treinada e lida com situações complicadas, como banheiros entupidos, brigas, convidados que se tornam inconvenientes. Nos bastidores, são tão importantes quanto a atração principal para o sucesso do evento.

Muito além da equipe

Independente da função, trabalhar com eventos é ser multitarefa. Nunca sabemos quando aparecerá um imprevisto, se alguém faltará ou se a previsão de sol se transformará uma chuva torrencial. Para ajudar a administrar todos esses fatores, muitos produtores lançam mão da tecnologia.

Há uma série de aplicativos – Evernote e Tape a Talk, por exemplo – que facilitam a comunicação entre a equipe, atualizam em tempo real e permitem que todo o evento fique na palma da mão, sem papéis e envolvidos. As plataformas de venda de ingresso e promoção de eventos também são uma mão na roda para equipes de produção, além de facilitar a vida do público.

Claro que tudo isso não tem nenhum valor se a estrutura escolhida não for de qualidade e comprometer a segurança e execução efetiva do evento. A Auratec oferece estruturas modulares, leves e de fácil montagem que atendem as necessidades de qualquer evento. Para saber mais sobre nossos produtos, não deixe de entrar em contato.

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