DJ robô?

13/05/2016· Compartilhe linkedin

Estamos sendo substituídos por robôs? Mais do que isso, as funções realizadas por eles são executadas de forma superior em relação ao trabalho humano?

Seja nas indústrias, nas casas e até mesmo na música, a tendência é a de um futuro cada vez mais computadorizado. Agora, pegando como exemplo a produção musical, pouco sabemos sobre qual o melhor serviço executado, seja pela mão de obra humana ou robótica.

Com o objetivo de distinguir o tipo de produção, uma universidade nos Estados Unidos lançou um desafio para DJs e cientistas. A ideia, segundo os idealizadores do projeto, é produzir um set de 15 minutos integralmente por computador, utilizando somente algoritmos. E, ao final das apresentações, entender qual a real capacidade produtiva do robô, ou seja, se ele consegue reproduzir a música com a mesma qualidade, ou quem sabe superior, de um DJ humano.

É claro que o desafio tem uma proposta divertida e curiosa ao colocar lado a lado pessoas e computadores. Mas, ao mesmo tempo, podemos ver até onde vai a capacidade do ser humano de criar uma tecnologia que pode, num futuro próximo, substituir todos os nossos serviços.

As apresentações serão realizadas no dia 18 de maio, em Dartmouth/EUA, durante a Digital Arts Exposition (DAX).

Fonte: Rio Music Conference

 

 

 

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Carrinho

Magento Appliance - Powered by TurnKey Linux