• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

Dicas para ter uma banda longeva e de sucesso

Este post foi publicado em Produção de eventos

bandas

 

Muitas pessoas montam bandas apenas para se divertir e de repente se pegam pensando em investir em uma carreira musical. Mas muito mais que estudar técnicas musicais, compor e ensaiar, investir em uma carreira musical significa aprender muito sobre organização e empreendedorismo. Se você não sabe exatamente qual o próximo passo a tomar com a sua banda, esse texto pode te dar várias ideias.

Divulgação

Mesmo antes da internet, os artistas independentes criavam diferentes formas de se divulgar, como os cartazes e fanzines. Já na época do Orkut, várias bandas criaram comunidades para divulgar seus trabalhos e turnês. Hoje, no auge da sociedade midiática, as redes sociais são essenciais para qualquer negócio. Inclusive os artísticos.

Por isso, configure as redes da sua banda e pense em um bom planejamento de postagens e atendimento aos fãs. Lembre-se que este também é o espaço de contato com produtores de eventos e proprietários de casa noturna. É o lugar ideal para fazer currículo e criar uma boa imagem profissional.

Rotina de ensaios

Parece óbvio que todas as bandas precisam ensaiar. No entanto, especialmente quando é necessário conciliar o trabalho artístico com uma rotina de trabalho de 8 horas diárias, os ensaios parecem perder prioridade.

Ensaiar é um tempo importante para que a banda se entrose. Fazendo uma analogia com os jargões corporativos: ao enxergar sua banda como um time, é possível ver o ensaio como aquelas dinâmicas de integração entre os membros da equipe. Também é esse o momento de criação e debate sobre novas composições e arranjos.

Determinar um dia e horário fixo para os ensaios faz com que toda a banda se comprometa e trate aquele momento como parte do trabalho.

Divisão de obrigações

É muito comum que um dos membros da banda fique responsável pela parte artística e outro pela parte mais prática do grupo. Em geral, isso causa diversos desgastes dentro da banda. Naturalmente, todos envolvidos com trabalho artístico estão mais interessados em criar do que em escrever projetos para editais.

Pensando nisso, crie maneiras de dividir as tarefas entre todos os membros do grupo. Assim, todos podem se apoiar nas dificuldades, ninguém cria inimizades e sua banda garante uma carreira mais longeva e sem divas!

Valorize a cena local

Sempre que pensamos em uma carreira musical, sonhamos alto. Acabamos esquecendo que nossa cidade e cidades próximas podem ser um espaço potencial de crescimento. Na cena local você tem segurança para organizar os eventos, uma equipe conhecida e um apoio maior. Também é um ótimo espaço para ampliar seus contatos, conhecer outras bandas e artistas e firmar parcerias.

Organize uma turnê

Vivemos em um país enorme e no qual viajar pode ser muito caro, mas com planejamento é possível realizar uma turnê. Lembra que falamos do poder das redes sociais? Use os seus contatos para conseguir fechar shows e conseguir hospedagens. As parcerias feitas na cena local também podem te indicar para produtores e bandas de outras cidades. Comece pequeno e faça shows na região metropolitana ou em seu próprio estado e, aos poucos, vá se preparando para voos maiores. Quando você menos perceber, terá ganhando o mundo.

Agora você já tem alguma ideia de como seguir em frente com a sua banda. Lembre-se que um bom show conta sempre com uma estrutura segura e de boa qualidade, garantindo o bem-estar dos artistas e do público. Para conseguir isso, use as estruturas Auratec.

Postado em 06/12/2017  |  0 comentários

Comentários