Dicas para DJ: O que você precisa saber sobre música

11/04/2017· Compartilhe linkedin

O que um DJ precisa saber para ter uma carreira de sucesso? Basicamente, entender tudo de música. Afinal, é o produto e serviço oferecido e ter um repertório musical faz toda a diferença na hora de uma apresentação.

É claro que outros fatores também são importantes na discotecagem. Conhecer as novidades em tecnologias permite aplicar boas técnicas em cima dos palcos. Falando em estruturas, equipamentos de qualidade é outro grande diferencial para performances ao vivo. Isso sem falar de tantas outras dicas para DJs que estão buscando o seu caminho.

Mas hoje vamos falar da música e tudo o que você precisa saber para se dar bem no mercado de DJ. Confira as nossas dicas!

 

Conheça a música

Como falamos no início da matéria, se você tiver pouco conhecimento musical, a discotecagem pode não ser o melhor caminho. A música faz parte da vida de DJs, produtores e músicos, provavelmente, desde a infância. E toda essa conexão faz com que os profissionais do setor busquem a melhor maneira de transmitir o conteúdo de uma música para o seu público, seja cantando, tocando ou discotecando.

O trabalho de um DJ envolve mais do que isso. Para entender, você precisa pesquisar, saber diferenciar estilos, conhecer as origens, procurar por referências. Ou seja, não basta apenas ouvir!

Ao fazer a sua pesquisa, procure também por todas as novidades da sua área, como por exemplo as músicas que mais estão bombando atualmente. Até mesmo os melhores DJs trabalham com referências, e você pode necessitar de um bom direcionamento em sua carreira.

 

Conheça o seu estilo

Ao procurar por referências, é comum que você se identifique com um determinado estilo. Na música eletrônica, um dos gêneros mais tocados por DJs, temos vários: house, techno, trance, lounge, drum ‘n’ bass (muito popular entre os profissionais brasileiros) são apenas alguns exemplos.

Definido o seu estilo, volte à parte da pesquisa. Conhecer as origens, novidades e os principais nomes pode ser um grande diferencial para você se destacar no setor.

 

Conheça a qualidade do áudio

Se o conhecimento musical não é problema para você, vamos agora para uma dica um pouco mais técnica. Quando falamos de música, falamos de áudio. E para quem entende do assunto, a qualidade faz toda a diferença.

O formato mais comum para download de músicas é o mp3. Realmente é o mais prático, e pode funcionar muito bem para escutar em casa, no carro ou numa festa com os amigos. Mas para você que deseja seguir carreira, é muito importante investir um pouco mais na qualidade do que você produz.

Além de tecnologias para que a sua música se destaque na pista, um bom conhecimento sobre os formatos de áudio também é fundamental. Você deve saber diferenciar se o som é wav ou mp3 e quantos kbps possui. O mínimo para uma apresentação de qualidade é 320.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart