• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

Conheça o MoMEM, o primeiro Museu de Música Eletrônica Moderna

Este post foi publicado em Dicas para Djs, Novidades

Se faz parte da história, com certeza está registrado em algum lugar. Seja num livro, num documento ou até num museu. Grandes feitos e invenções não podem ser deixados para trás e é muito importante ter um registro de suas origens e curiosidades.

Em 2018, a música eletrônica definitivamente entrou para a história. Isso porque, em abril deste ano, foi inaugurado o Museu da Música Eletrônica Moderna (MoMEM, na sigla em inglês), em Frankfurt, na Alemanha. O primeiro sobre a EDM, inaugurado na cidade que é berço da música eletrônica europeia. O museu, em formato pop-up, está instalado na praça principal da cidade enquanto aguarda um endereço permanente.

Mesmo antes de seu lançamento, o MoMEM causou furor na cena eletrônica. Idealizado pelos DJs Alex Azary, Talla 2XLC e Stefan Weil, o espaço foi planejado para ser uma obra-prima visual e auditiva. Talla 2XLC (nome artístico de Andreas Tomalla) é o presidente honorário e responsável pelo projeto. O DJ é creditado por cunhar o termo “techno”, além de ser o pioneiro do gênero com seus eventos da década de 1980, chamados de “Techno Party”. O projeto também é apoiado por Karl Hyde e Rick Smith, da banda inglesa Underworld, Sven Väth e Anthony Rother. O renomado DJ Hell, outro apoiador do MoMEM, foi anunciado como curador do museu.

AUR_MoMEM

O museu tem a proposta de livrar-se dos modelos de instalações tradicionais e convidar o público para uma visita sensorial ao universo da EDM, explorando diversos aspectos da forma musical, sua história e relevância cultural. A exposição do Museu de Música Eletrônica Moderna será dividida em seis seções: origens e influências históricas, instrumentos e tecnologias, diferentes estilos de música eletrônica, arte e design, moda e movimentos globais. O objetivo é explorar não apenas os diversos gêneros da música eletrônica, mas também as influências musicais, o impacto social e o contexto internacional do estilo.

O MoMEM conta com diversos artefatos originais relacionados à música tecno, instalações complementares, fotografias e imagens de artistas visuais. Tudo isso incrementado por exposições temporárias sobre temas, gêneros, clubes notórios e rótulos selecionados. A junção desses elementos conta a história da música eletrônica de forma nunca vista, celebrando todas as características desse estilo tão rico em variedade e estilo.

O Museu de Música Eletrônica Moderna conta ainda com exibições de filmes exclusivos, palestras de DJs mundialmente reconhecidos e leituras. A educação musical através da EDM também é foco do projeto, através da Academia MoMEM. Esse desdobramento do museu oferece oficinas de DJ realizadas regularmente, concertos dos vários estilos da música eletrônica e festas dedicadas às mais diversas vertentes.

Para saber mais sobre o projeto do Museu de Música Eletrônica Moderna, acesse o site www.momem.org. O site conta com versões em inglês e alemão e conta um pouco da história do projeto, desde sua concepção até o lançamento. Existe ainda uma parte dedicada a doações e apoios diversos para a consolidação do espaço definitivo que receberá o museu. Aproveite para fazer parte da divulgação da história da Eletronic Dance Music pelo mundo!

Postado em 25/05/2018  |  0 comentários

Comentários