Comprar ou alugar equipamentos para show?

19/01/2017· Compartilhe linkedin

Todo artista em crescimento deve passar por intensa rotina de shows para divulgar seu material para a maior quantidade de pessoas possíveis. Com isso, surgem oportunidades de eventos que não dispõem dos equipamentos necessários para a realização do show. Em outras palavras, você como artista deve se preparar para situações em que seja preciso levar grande quantidade de equipamentos para um local específico.

Nesse caso, existem duas opções viáveis: o aluguel ou a compra de equipamentos. As duas opções trazem grandes vantagens, o que pode fazer da escolha algo complexo. Separamos aqui algumas observações importantes a serem consideradas para facilitar a sua compreensão e auxiliar na sua escolha.

 

Entendendo as vantagens e desvantagens

Comprar seu próprio equipamento trás algumas vantagens bastante interessantes. Em primeiro lugar, eles são seus. Há menos complicações caso você perca ou estrague os equipamentos e eles estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Também não há preocupações quanto a prazos e multas, o que faz da compra um processo bastante tranquilo quanto à usabilidade.

O investimento inicial tende a ser um pouco maior e custos adicionais serão incorporados ao longo do tempo.  Aparelhos que parem de funcionar serão de encargo do dono, ao invés de uma empresa externa e fazer upgrades demandam que antes seja feita a venda do equipamento antigo.

O aluguel também vem com um conjunto características. Alugar mesas de som de última geração, por exemplo, demanda um capital menor do que a compra, ao menos no curto prazo. Todo risco do aparelho se tornar obsoleto ou para de funcionar passa a ser responsabilidade da empresa fornecedora. Além disso, equipamentos podem ser alugados apenas para o momento de uso, ou seja, você só paga pelo tempo estabelecido.

Apesar de existirem vantagens, os pontos negativos merecem atenção especial. Caso você possua frequência de shows elevada, o constante aluguel de equipamentos poderá se tornar muito mais caro ao longo prazo. Você ainda estará preso a um contrato, que possui uma série de restrições e multas se você não entregar no prazo previsto ou estragar algum equipamento por uso indevido.

 

Identificando o seu perfil

Sabendo das vantagens e desvantagens, chega o momento de determinar seu perfil. Caso você seja um artista com elevada frequêcia de shows, que necessite de equipamentos o tempo todo e tenha prospectiva para eventos por um longo período de tempo, a compra pode parecer, de início, uma alternativa bem atrativa. Você terá menos preocupações quando surgirem shows e seu custo, ao longo prazo, tende a ser menor. Por outro lado, caso sua frequência de shows seja imprecisa, o aluguel surge como uma opção viável. Você poderá ter os melhores equipamentos e apenas no momento necessário.

Mas, como tudo na vida, nada é uma receita de bolo (com exceção das receitas de bolo, é claro). Cada músico deve compreender suas próprias necessidades, o quão importante é a liberdade de ter seu próprio equipamento ou a facilidade de ter equipamentos novos apenas quando necessitar.

A quantia disponível também é uma variável importantíssima, senão a mais importante. Faça orçamentos com locadoras de equipamentos e, ao mesmo tempo, estime os valores dos equipamentos que você necessita para realizar um show, quanto eles custariam caso você os comprasse e as opções de financiamento. Juntando essa análise com seu tipo de perfil e suas preferências pessoais, será possível encontrar uma solução entre comprar ou alugar equipamentos para shows.

 

Procure uma empresa de qualidade!

E se for o caso da compra ser a opção mais viável para o seu perfil, procure uma empresa de equipamentos para eventos de qualidade e que seja referência no mercado. A Auratec possui um portfólio de produtos completo que se adequa perfeitamente ao setor,  com os melhores prazos e entrega em todo o país.

Com a Auratec, fazer um show fica muito mais fácil! Entre em contato e peça o seu orçamento pelo nosso chat online.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Carrinho

Magento Appliance - Powered by TurnKey Linux