• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

Como utilizar a sinalização em eventos

Este post foi publicado em Produção de eventos

04-20_Sinalizacao

Na realização de um evento, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o sucesso. Um dos componentes mais importantes desse “kit básico” da produção de eventos é a sinalização, elemento de extrema importância. Ela estabelece um diálogo com os convidados e os direciona para o local desejado, além de ajudar a enfatizar a identidade da marca ou do evento. Também garante a segurança ao sinalizar as saídas de emergência, os banheiros e outras áreas para uso dos convidados.

A importância da sinalização pode ser explicada de uma maneira muito simples: basta pensar como seriam as cidades sem as placas de trânsito orientando qual caminho seguir. Os carros ficariam desnorteados e sem rumo, tornando caótico (e talvez impossível) transitar pela cidade. Assim também funciona nos eventos quando a sinalização não é bem feita. Sem as indicações adequadas, os convidados têm dificuldade em saber para onde devem ir. Locais como áreas externas acabam subutilizados, já que estão “escondidos”.

Construindo a sinalização ideal

Para um evento que tem como objetivo atingir excelentes resultados, é de extrema importância investir em sinalização profissional de alta qualidade. Isso quer dizer componentes que estejam de acordo com a identidade visual do evento e sejam, ao mesmo tempo, destacados e parte da cenografia. Dessa forma, é fácil garantir que todos os convidados serão bem orientados.

Veja algumas dicas de como desenvolver uma sinalização eficiente e agradável para o seu evento:

  • Deixe as sinalizações de emergência muito visíveis!

Posicioná-las em locais altos e de destaque faz com que os participantes do evento vejam as placas mesmo de uma longa distância. Lembre-se de que é importante a segurança de seus convidados vem em primeiro lugar. Se o local for escuro, garanta spots de luz para essas placas.

  • Seja claro e óbvio.

Sinalização precisa cumprir a sua função e ser informativa, e para isso é necessário captar a atenção do observador em pouco tempo. Muitas pessoas verão as placas enquanto estiverem andando, muitas vezes em lugares com iluminação baixa. Mantenha a mensagem objetiva – mas lembre-se que isso não é desculpa para fazer uma sinalização descuidada.

  • Seja consistente.

Use as cores do evento, a logo, o tema, elementos que se repetem em outros pontos da decoração, etc. Aproveite a cenografia para fazer algo que combine com o conjunto de forma harmônica e elegante. Solte a imaginação sem fugir da temática do evento.

  • Utilize figuras como recursos.

Setas, o cigarro cortado e o boneco descendo as escadas são amplamente conhecidos. Permita uma leitura intuitiva da sua sinalização, investindo em elementos lúdicos e releituras de símbolos já conhecidos.

  • Dê nome aos bois.

Se o seu evento possui múltiplos ambientes, identifique cada um com um nome e sinalize! Isso facilita a circulação e o entendimento do espaço, evitando que seus convidados percam tempo procurando a sala certa.

  • Na dúvida, fique com o tradicional.

É claro que uma sinalização personalizada é um diferencial no evento, mas ela não é estritamente necessária. Nem sempre o orçamento permite um projeto customizado. Há situações em que uma sinalização mais extravagante descaracteriza o evento. São muitas possibilidades e para todas há uma solução: aposte no básico para não fazer feio. Foque em uma sinalização limpa, objetiva e com cores neutras, que cumpra seu objetivo.

Com um evento bem sinalizado, é possível garantir a segurança e a tranquilidade da equipe e do público. Seguindo nossas dicas, estamos certos de que você terá um ótimo resultado em seu evento.

Postado em 20/04/2018  |  0 comentários

Comentários