Como se estabelecer como locadora de equipamentos

30/01/2017· Compartilhe linkedin

O mercado de entretenimento continua a surpreender. Mesmo em período de recessão econômica no país, o cenário se mantém otimista para o setor e espera-se crescimento para os próximos anos. Com a promessa de ser um refúgio para a crise, oportunidades de negócio são cada vez mais interessantes.

O ramo de aluguel de equipamentos para eventos é uma das correntes que pretendem crescer junto com o mercado, o que pode despertar o interesse de muitos para adentrar no segmento. Com isso, preparamos algumas dicas para que você possa se estabelecer como uma locadora de equipamentos.

Entenda o negócio

Independente do negócio que você busca empreender, conhecimento prévio é requisito básico para abrir uma empresa de sucesso. O mesmo se aplica com a locação de equipamentos. A locação é, antes de tudo, um serviço que se presta para um público específico. Muitos artistas, sejam eles pequenos ou grandes, utilizam do aluguel para reduzir custos e tornar mais simples a realização de um show. Essa é a grande jogada das locadoras: ser um facilitador para o evento, dispondo dos equipamentos necessários sem complicações.

Para tal, a empresa precisa ter os equipamentos, que são vários e demandam altos investimentos. Instrumentos musicais, equipamentos de som, pedestais e suportes, mesa de som e fiação, iluminação e pirotecnia são apenas alguns dos equipamentos necessários. São vários os componentes de um grande evento e, caso o empreendedor decida por adquirir todos os materiais de uma só vez, é preciso se preparar para desembolsar uma elevada quantia.

A loja física não é necessária, desde que exista um canal de comunicação simples entre empresa e cliente. O comércio online é um caminho que pode ser utilizado para evitar os custos de um escritório. Mas atenção: é preciso disponibilizar um local de armazenamento que comporte todos os equipamentos.

É importante a locadora disponibilizar de sistema de transporte, para que o cliente não tenha que ir ao local dos equipamentos. Para cortar custos, podem ser oferecidos descontos caso o cliente deseje buscar o material no local, mas de qualquer forma um sistema de transporte se faz necessário. Para empreendedores com menor porte financeiro, terceirizar o serviço pode ser um caminho interessante.

Outro atributo que pode ser inserido em locadoras é a assistência para a montagem dos equipamentos. Não é um essencial, mas tem o poder de ser um fator decisivo para a escolha da sua empresa por um cliente, um diferencial que a destaca das demais.

 

Identifique como atuar e pesquise

Entendendo o que é seu segmento, está na hora de idealizar o seu negócio. É recomendável que uma empresa de locação tenha ao menos uma linha completa de equipamentos, ou seja, os instrumentos e equipamentos básicos para um evento. Como equipamentos tendem a ter custo elevado, uma alternativa seria obtê-los aos poucos e ir incrementando a linha.

Segmentar seu público também é um grande aliado para construir um negócio de sucesso. Ao invés de buscar atender todo tipo de artista de forma satisfatória, busque atender a um tipo específico de forma excepcional. Instrumentos personalizados e equipamentos próprios para um gênero musical são alguns diferenciais que uma empresa segmentada pode conseguir. Uma locadora também pode ser focada em pequenos eventos, demandando de investimentos menores ao longo do tempo.

Use de uma boa pesquisa e de seu tato para determinar qual será seu público. Tenha em mente o quanto você está disposto a investir e qual é a expectativa de retorno sobre o investimento. Para ter uma noção próxima da realidade, é recomendável construir um plano de negócio para determinar a viabilidade de sua ideia, assim você saberá da maneira mais realista possível se seu negócio tem potencial real para crescer.

 

Tenha o controle e a iniciativa

O controle é essencial para fazer seu negócio de locação se manter ao longo do tempo. Tenha o controle da qualidade dos equipamentos, para que não seja comprado um material que cause problemas em pouco tempo. Tenha muito bem definido quais materiais serão alugados para o cliente, quando serão retornados e quais são as multas cabíveis caso problemas ocorram. Contratos legais, elaborados por um advogado, são essenciais para o processo.

Por fim, é muito importante pensar no futuro. Busque renovar sua linha sempre que possível, adicionando novos equipamentos e substituindo os que já não atendem tão bem. Pense em formas cada vez melhores de atender seu cliente, pois apenas assim você permanecerá relevante no mercado. Apesar de o entretenimento estar em crescimento, você não será o único a oferecer esse serviço. Pensar diferente é primordial para se estabelecer como uma locadora de equipamentos de sucesso.

 

Procure fornecedores de qualidade

Agora que já teve a iniciativa, você precisa dos melhores equipamentos para locação. E para atender seus clientes da forma como eles merecem, você necessita dos melhores fornecedores do mercado.

Pensando em estruturas metálicas para eventos, a Auratec oferece as melhores opções, em alumínio e aço galvanizado. Para saber mais do nosso portfólio, entre em contato com nossos vendedores pelo chat online.

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart