• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

Como montar uma pista de dança incrível

Este post foi publicado em Dicas para Djs, Mercado, Produção de eventos

23.02-Pista de dança

Quando a festa é boa, não tem quem fique parado. Todos os elementos conspiram para uma noite (ou dia, por que não?) inesquecível: a comida, a bebida, o clima, as companhias e, é claro, a música! Um sinal claro de um DJ competente e um evento de sucesso é exatamente a pista de dança cheia. Mas, afinal, como criar a pista de dança perfeita?

Comece do começo

Uma pista de dança é composta por diversos elementos como estruturas, equipamentos de som, iluminação, acessórios para efeitos especiais, decoração… Mas tudo começa na delimitação do espaço.

Procure seguir o tamanho adequado ao número de pessoas que estarão presentes. Para uma festa para 200 a 400 pessoas, por exemplo, o ideal é ter uma pista entre 5x5m e 6x6m. A dança não é limitada a esse espaço, obviamente, mas uma pista compacta deixa a sensação de estar cheia. Pistas muito grandes passam a impressão de estarem vazias, ainda que o número de pessoas nas duas situações seja o mesmo.

O espaço dedicado à pista de dança pode ser delimitado pelas estruturas verticais, por um revestimento de piso ou pelos dois. Caso opte por cobrir o chão, atenção ao material: ele deve ser confortável, com boa aderência ao chão e não oferecer riscos como escorregões e tropeços. Vinil, manta plástica e linóleo são boas opções a preços acessíveis, além da possibilidade de personalização para dar um toque exclusivo ao evento (por exemplo, um piso xadrez).

Conheça o Box Truss

Essa é a principal estrutura que compõe uma pista de dança, uma vez que demarca o espaço reservado a ela e também serve de suporte para os outros equipamentos. Pode ser conhecido também como grid, treliça ou trave.

O box truss é um equipamento fácil de montar e transportar, com uma estética que não interfere na decoração do evento (apesar de seu tamanho). É usado para prender os elementos da iluminação, som e decoração, logo precisa ser resistente o suficiente para não causar acidentes. A estrutura é encontrada em diferentes espessuras e pode ser montada em diversas alturas e formatos. Isso torna a estrutura versátil e adaptável a festas, stands personalizados, suporte para banner, montagem de palco e outras possibilidades.

Crie um Clima

A iluminação tem papel fundamental na atmosfera de uma pista de dança, e isso não é só sobre aquelas luzinhas coloridas e piscantes. A pista de dança deve estar em um lugar onde seja possível criar um ambiente mais escuro, que realce os jogos de luzes sem prejudicar a decoração total.

Os humanos são seres extremamente visuais, logo efeitos luminosos tem um impacto muito grande na experiência do evento. Luzes que combinam e acompanham as músicas tocadas, lasers coloridos, muita luz negra e estroboscópios sempre impressionam - especialmente quando usados em sintonia com os outros elementos do evento. Outros elementos podem ser usados para complementar a iluminação, como globos espelhados e objetos decorativos que se destaquem na iluminação.

Surpreenda!

O uso de efeitos especiais nos eventos já é conhecido, principalmente a máquina de fumaça com gelo seco, bolhas de sabão e a chuva de papéis coloridos e brilhantes. Pode parecer simples, mas conseguir um efeito perfeito é uma arte! É preciso ter sensibilidade para combinar e dosar luzes, som, música e efeitos para que os elementos se completem sem se anular.

E não apenas desses artefatos são feitos os efeitos especiais. A experimentação tem o limite da criatividade: se aventure, arrisque e aproveite os resultados! Mas não se esqueça de testar antes do evento para ter certeza de que funcionará sem falhas ou acidentes.

 

Independente de quais forem suas escolhas para compor a pista de dança, lembre-se sempre que segurança é primordial. Invista em equipamentos de qualidade, adequados às normas vigentes e que permitam resguardar os participantes. Os box truss da Auratec seguem os padrões da ABNT, garantindo qualidade, resistência e segurança para todos os tipos de eventos.

Postado em 22/02/2018  |  0 comentários

Comentários