Como fazer seu nome e se destacar como DJ

13/01/2017· Compartilhe linkedin

Como tantas outras profissões, ser DJ é uma tarefa competitiva. São muitas pessoas em busca do mesmo festival, da mesma casa de show, do mesmo público para comprar seu material. Com uma concorrência tão elevada, é preciso encontrar maneiras de se destacar para construir seu nome como profissional e crescer cada vez mais.

Pensando nesses desafios, montamos algumas dicas para que você consiga traçar seu caminho como DJ e se destaque dos demais.

Seja autêntico

Pode parecer um dica óbvia, porém é o básico para construir a sua imagem. Grandes profissionais se destacam fazendo diferente, tendo o pensamento out of the box. Busque por gems raras, material base que não se encontra em qualquer lugar. Crie sua música misturando fragmentos não tão conhecidos, porém fáceis de serem memorizados pelo público. A originalidade será seu grande chamativo.

Não tenha medo de criar batidas pouco convencionais ou passagens inesperadas. Fazer do inesperado sua marca registrada é um ótimo caminho para atrair fãs. Só não se esqueça de que suas músicas não podem ser feitas só para você, com combinações tão exóticas que você se torna seu único espectador. O segredo está em achar um equilíbrio entre o clássico e o inesperado, entre os sons que o público já conhece (e adora!) e o que eles podem amar se derem uma chance.

 

Não se prenda em estilos e períodos

Música e moda são mais semelhantes do que se imagina. Ambos estão sujeitos a tendências, ao que está popular no momento. Se você se mantém em um gênero, está correndo um grande risco, pois nada garante que seu estilo continuará sendo rentável no futuro. Pode ser uma questão de tempo até a casa de show que você frequentemente toca resolver que está na hora de testar algo novo, tirando-o do cenário.

Não ter medo de misturar estilos, às vezes até mesmo na mesma música, é um caminho para manter seu material sempre relevante. Claro, cada DJ tem suas próprias preferências, mas a curiosidade de descobrir gêneros aparentemente distantes da eletrônica e se aproveitar de seus elementos é uma forma não somente de manter a sua música nova, mas também de captar diferentes públicos.

A visão de que apenas as músicas mais populares do mês são aquelas que movimentam público também é perigosa. Existem décadas de músicas que estão no coração de seu público alvo, ou de pessoas que poderiam ser fãs de seu trabalho caso seu estilo fosse menos preso a períodos. Enquanto as músicas novas são importantes para dar uma cara atualizada ao seu trabalho, colocar elementos de músicas de tempos distantes  pode trazer o sentimento de nostalgia. Aplicando sons familiares com batidas recentes, você terá combinações que garantirão experiências inesquecíveis para seu público, e de momentos inesquecíveis que se constroem fãs fiéis.

 

Apresentação é tudo

Seu som é muito importante, mas não é tudo. A forma como você se comporta, como trata seus fãs, como lida com assuntos polêmicos pode determinar o rumo de sua carreira. Não seja aquele artista que trata os fãs online diferente dos que vê ao vivo, ou aquele que fala sem passar e é marcado por escândalos. Propaganda ruim pode até fazer seu nome circular com mais facilidade, mas não é vantajosa ao longo prazo por associar seu nome a coisas ruins.

Por fim, pense também em como você se veste, como você interage com seu público em shows, em que plataformas online você disponibiliza seu trabalho. Seu trabalho tem que ser direcionado ao seu público, então sempre pense em formas de se identificar com eles.

Fonte: Digital DJ Tips

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart