• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

Como escolher o melhor formato de evento corporativo

Este post foi publicado em Produção de eventos

No mercado altamente competitivo brasileiro, as empresas estão sempre buscando formas de consolidar a imagem e aumentar a relevância das marcas. Os eventos corporativos são uma iniciativa que busca reunir o maior número de interessados em um negócio e pode ser uma ferramenta muito eficiente na aproximação com o público. Mas para aproveitar ao máximo esse recurso, é preciso mais que uma organização de qualidade. Conheça alguns formatos de eventos corporativos e aprenda a identificar o mais adequado para o momento e o público da sua marca.

Formatos Corporativos - Auratec

Conferências

As conferências funcionam, principalmente, para agregar conhecimento. Especialistas de reputação são conduzidos por um mediador (presidente de mesa) em uma discussão sobre determinado assunto. Os participantes geralmente já possuem algum domínio sobre o conteúdo da conferência, participando através de perguntas direcionadas aos conferencistas. Mas nada impede que pessoas leigas participem, no intuito conhecer melhor a temática abordada.

Congressos

Os congressos são eventos de porte maior, acontecendo em um período maior de tempo (geralmente uma semana). Possuem um objetivo claro de enriquecimento científico e cultural, reunindo profissionais, acadêmicos e entidades de determinada classe. Muitas vezes seu tema gira em torno de um único assunto, como por exemplo os congressos médicos que se dividem por especialidade (pediatria, dermatologia, cardiologia, etc.). Por tratar de uma temática muito específica, os congressos incluem em sua programação a divulgação de tendências do setor.

Também são a denominação mais utilizada para eventos “macro”, que comportam outros formatos menores em sua programação. Dessa forma, os congressos podem englobar palestras, mesas redondas, debates, painéis e outras atividades de caráter científico.

Feiras

As feiras são como grandes exposições de produtos, serviços ou projetos. O intuito é alcançar novos leads e clientes, aproveitando o público presente e a atenção da mídia especializada. Muitas vezes a comercialização em si não é permitida durante o evento para maximizar o potencial da rede de contatos criada ali. A feira comumente é organizada por stands padronizados, onde a empresa expositora tem liberdade para personalizar seu espaço. Muitos expositores realizam demonstrações de produtos, distribuição de brindes e as mais diversas interações com a marca.

Lançamentos

Os eventos de lançamento são uma excelente ferramenta de marketing para as empresas. Seus convidados normalmente são organizações parceiras, clientes e veículos de comunicação, num intuito de ampliar a visibilidade da marca e envolver a comunidade. Os lançamentos também podem ser transmitidos simultaneamente pela internet via streaming, rompendo os limites geográficos e expandindo ainda mais o alcance.

Mesa-redonda

Nas mesas redondas é de praxe encontrar especialistas convidados debatendo um tema bem específico. Cada um possui um tempo determinado para exposição do ponto de vista sobre o assunto e, ao final, perguntas do público são respondidas em uma discussão entre os especialistas. Tudo isso é orientado pelo moderador, que tem a função de articular as temáticas, estimular a participação e manter o clima agradável e o foco da conversa no conteúdo proposto.

Palestras

Normalmente de curta duração e sem muito aprofundamento teórico, a palestra é um opção muito interessante para eventos internos. Normalmente são usadas para despertar o interesse por um tema ou atender objetivos muito específicos (por exemplo, palestras motivacionais ou instrutivas). Não precisam necessariamente estar ligadas à atividade desempenhada pela empresa, podendo abordar assuntos de interesse geral que permeiam a vida profissional, como ética, boas práticas e até mesmo qualidade de vida.

Workshops e Oficinas

Oficinas e workshops são como cursos, mas com uma aplicação mais prática e com muita interação entre os participantes. Normalmente são muito dinâmicos e trabalham grupos menores justamente para maximizar o aprendizado e a experiência conjuntas. Por se tratar de um evento intenso, seu espaço precisa ser preparado para pausas e ter algum conforto para o público.

 

É importante saber o formato mais adequado ao seu público e à sua proposta. Independente da sua escolha, a Auratec possui as estruturas adequadas para a realização de todos os tipo de evento com segurança e qualidade. Entre em contato conosco.

Postado em 14/06/2018  |  0 comentários

Comentários