Como cuidar dos discos de vinil?

20/10/2017· Compartilhe linkedin

Como-cuidar-dos-discos-de-vinil-Blog-Auratec

O vinil voltou a moda e a sua produção está cada vez mais frequente. Para muitos artistas produzir vinil tem valido mais a pena do que fazer a prensagem de cds, seja pela qualidade do áudio ou pela valorização do objeto. Se você já é colecionador ou está começando sua coleção agora, essas dicas vão te ajudar a manter seus discos em estado perfeito.1.Vinil não se dá bem com o calor e o sol. Então, armazene sua coleção em um espaço escuro, sem incidência de luz direta e com boa ventilação.

  1. A umidade é inimiga dos bolachões. Armazene sua coleção em um ambiente estável e controlado. A melhor temperatura de armazenamento é de 21ºC e umidade relativa de 45% – 50%. Se você vive em regiões quentes e úmidas, busque um lugar todo especial para os seus discos.
  2. Remova qualquer envoltório plástico do disco. Com o tempo o plástico pode encolher deformando seu LP.
  3. O seu LP de vinil é prensado ou gravado em ambos os lados e não deve ser empilhado horizontalmente. O peso pode exercer uma pressão nas ranhuras e causar distorção no som.
  4. Guarde cada disco em sua própria embalagem e nunca deixe dois discos dentro da mesma capa. Apesar de muito durável, o material do vinil é sensível e pode arranhar ou empenar quando mal acondicionado.
  5. Deixe um espaço confortável entre os discos. Mesmo em posição vertical, se ficarem muito colados uns nos outros eles podem sofrer com ações do clima.
  6. Faça uma limpeza periódica de seus discos.
  7. Lave as mãos antes de tocar os discos e evite contato com as ranhuras. O ideal é usar luvas para evitar arranhões, gordura ou transpiração.
  8. Mantenha seus discos de vinil longe de sua cozinha ou qualquer outra área com fumaça. Ela é prejudicial e diminui a vida útil da gravação.
  9. Quando limpar a superfície de seus discos use escova própria e pano macio para conservar a integridade do vinil.

 

Conhece mais alguma dica para conservação de discos de vinil? Deixe sua sugestão nos comentários. A Auratec oferece as melhores estruturas para eventos de todos os tamanhos. Equipe-se e esteja preparado para ter um evento de sucesso.

 

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart