• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

Cenografia: Importância e aplicação em Eventos

Este post foi publicado em Mercado, Produção de eventos

14.03-Cenografia

Originalmente um elemento do teatro, e derivada da arquitetura e decoração, a cenografia desempenha um papel fundamental ao comunicar através dos ambientes. O termo de origem grega descreve a arte de transformar espaços em cenários a partir de adereços e iluminação. A possibilidade de adequar a atmosfera ao tema desejado gera efeitos surpreendentes e tem contribuído para a consolidação da cenografia fora de seu nicho original, especialmente o mercado de eventos.

Ainda que o público não tome consciência dos detalhes, os estímulos criados são responsáveis pelo "clima" de aconchego, romance ou mistério, entre outros. Elementos de mobiliário, paisagismo, painéis e tecidos são capazes transportar para outras épocas. Toda a atmosfera é pensada cuidadosamente pelos organizadores e planejada em conjuntos com o cenógrafo. Os cenários, quando bem executados, proporcionam experiências inesquecíveis.

O trabalho não se resume apenas aos elementos físicos e exige um planejamento detalhado e muito bem adequado ao local de realização e tema do evento. Com um público cada vez mais exigente, as impressões causadas por um bom projeto de cenografia elevam a experiência dos participantes, entregando o esperado e um pouco mais. Desse ponto de vista, trabalhar elementos cenográficos se torna fundamental para que o produtor de eventos crie ambientes lúdicos e criativos.

Outra faceta muito explorada é o uso de elementos para criar soluções em ambientes que precisam ser readequados para contornar obstáculos ou dar novos propósitos aos locais. Apesar de muitas vezes passar despercebido, espaços promocionais como estandes e pontos de venda estão intimamente ligados à elaboração de cenários. Os conhecimentos cenográficos aliados aos conceitos de experiência do consumidor levam não apenas ao desejo de compra, mas a uma identificação com a marca.

A cenografia lança mão de recursos como luzes, cores, formas, linhas e volumes para criar universos que despertem sensações específicas nos presentes. É um processo subjetivo que apresenta resultados muito concretos e é capaz de transformar eventos passageiros em memórias duradouras, desde que bem executado. Os detalhes e sensações influenciam diretamente na percepção do que é oferecido e ajudam a criar um vínculo agradável com o público, envolvendo todos em um mesmo objetivo.

O investimento em um bom projeto cenográfico significa que a mensagem se estenderá ao longo de todo o evento e depois, na memória dos presentes. Por lidar diretamente com sensações e sentimentos, a cenografia apresenta infinitas possibilidades para os que a utilizam.

A estrutura por trás de um cenário bem projetado influencia diretamente em seu impacto visual e no encantamento do público presente. A Auratec possui soluções para os mais diversos tipos de projetos, de pequeno porte até grandes produções, com toda qualidade e segurança que seu evento merece.

Postado em 14/03/2018  |  0 comentários

Comentários