As fitas cassete também estão voltando?

02/02/2017· Compartilhe linkedin

Se você é da década de 90, ou de décadas anteriores, provavelmente se lembra de ter que rebobinar uma fita para escutar uma música novamente. Pois então, com o surgimento dos CDs e DVDs, MP3 e, mais recentemente, dos serviços de streaming, as fitas cassete ficaram um tempo sumido do mercado. Mas, assim como os também tradicionais discos de vinil, parece que estão ganhando evidência novamente.

Entre 2015 e 2016, houve um aumento de 74% em cópias vendidas no mercado norte-americano. Em números, foram 129 fitas vendidas no ano passado, de acordo com a Nielsen Music.

E alguns fatores estão contribuindo para a volta do cassete. Por exemplo, artistas renomados como Justin Timberlake e The Weeknd disponibilizaram seus últimos álbuns em formato de fita, além das tradicionais bandas que nunca abandonaram o cassete. Nomes como Eminem e Prince também adotaram alguns de seus trabalhos no antigo formato.

Outro fator para o aumento das vendas de fitas é o Cassete Store Day, evento celebrado anualmente em vários países com o objetivo de incentivar o comércio do produto. Na última edição, realizada em outubro de 2016, foram vendidas milhares de cópias, muitas delas inéditas, tanto de artistas independentes quanto de nomes famosos já citados.

É claro que,  pelo menos por enquanto, o cassete ainda não retornou com a mesma força do vinil. A sua volta está atrelada, principalmente, a colecionadores de álbuns do passado. Mas com a produção de novos discos e a influência de artistas da atualidade, a tendência é que o antigo formato musical ganhe cada vez mais força no mercado.

E quem nunca escutou uma música em cassete poderá ter a chance de saber como era rebobinar uma fita assim que ela acabava. Para quem já está acostumado ao formato, é só comprar a sua fita e aproveitar a nostalgia de um tempo que marcou toda uma geração.

 

Fonte: Billboard

Cadastre seu email e receba dicas e promoções exclusivas

Shopping Cart