• E-bit
  • E-bit
  • E-bit
  • E-bit

As bandas de rock mais influentes de todos os tempos

Este post foi publicado em Curiosidades

A escolha do dia 13 de julho para a comemoração do Dia Mundial do Rock se deve ao megaevento Live Aid, que aconteceu nesse dia em 1985. O festival foi organizado para arrecadar fundos em prol do combate à fome na Etiópia e contou com a participação de grandes nomes do rock n’ roll, como U2, Queen, David Bowie, The Who, Scorpions, BB King, Dire Straits, Madonna e Paul McCartney. O Live Aid foi transmitido ao vivo pela BBC para mais de 100 países, alcançando cerca de 1,5 bilhão de espectadores.

A celebração da data é uma resposta ao discurso de Phil Collins, que também se apresentou no evento e declarou que gostaria que “aquele fosse considerado o dia mundial do rock”. Mas, apesar do nome, a data é comemorada apenas no Brasil. Isso se deve à iniciativa de duas rádios paulistanas dedicadas ao rock, que começaram a divulgar a data em sua programação nos anos 1990.

07-13_Dia-do-Rock

Independente do Dia Mundial do Rock ser realmente mundial ou não, uma coisa é inegável: o Rock and Roll tem um papel importantíssimo na história. Sua relevância cultural, social e até mesmo ideológica influencia as pessoas ainda hoje. Em homenagem a esse estilo tão único, selecionamos algumas das bandas mais influentes da história do rock and roll.

Janis Joplin (1963 - 1970)

Não é a toa que Janis é considerada a Rainha do Rock and Roll. Com uma voz marcante e inconfundível, sua carreira foi curta porém muito intensa! Ela alcançou o sucesso nos anos 60 como vocalista da Big Brother and the Holding Company, banda que era parte da efervescente cena psicodélica de São Francisco, Califórnia. O auge da banda veio com a participação no Festival Pop de Monterey em 1967 e o álbum Cheap Thrills, que continha o hino Piece of My Heart - música que atingiu o 1º lugar na Billboard e se manteve na posição por oito semanas consecutivas.

Em sua participação histórica no festival de Woodstock em 1969, Janis foi acompanhada por sua nova banda, a Kozmic Blues Band. Nesse mesmo ano a cantora recebeu o disco de ouro por I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!, único álbum da banda. Em 1970, já com a banda Full Tilt Boogie Band, Janis gravou as canções Me and Bobby McGee e Mercedes-Benz, juntamente com outras que resultaram no álbum Pearl. Infelizmente a cantora faleceu antes da finalização do álbum, que foi lançado 3 meses após a sua morte.

Pink Floyd (1965 - 1996)

Talvez a maior banda de todos os tempo, o Pink Floyd rompeu barreiras ao misturar o rock progressivo com letras filosóficas, experimentações musicais, shows elaborados e um pouquinho de megalomania. Grande parte do sucesso da banda se deve à qualidade técnica de cada um de seus integrantes, especialmente Roger Waters, David Gilmour e Richard Wright, os principais letristas e compositores do grupo. A diversidade de estilos e referências dos três se juntavam de forma absolutamente harmônica, concedendo ao Pink Floyd uma sonoridade única.

A banda é dona de álbuns e canções icônicos, entre eles os brilhantes The Dark Side of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1975) e o filme concerto Live at Pompeii (1972), filmado nas ruínas da cidade italiana de Pompeia. Mas o maior trabalho do Pink Floyd é sem dúvida a ópera rock The Wall (1979), que foi apresentado ao vivo com efeitos teatrais gigantescos e posteriormente adaptado para o cinema. O álbum The Wall foi um sucesso instantâneo, vendendo mais de 11,5 milhões de cópias nos Estados Unidos e atingindo a primeira posição da Billboard em 1980.

Ramones (1974 - 1996)

O punk rock podia até já existir antes dos Ramones, mas nunca mais foi o mesmo depois deles. Com um estilo cru e minimalista, eles misturavam influências do rockabilly dos anos 50, do surf rock, das girl bands dos anos 60 e a energia juvenil própria da época. Muitos não conseguem enxergar a genialidade por trás do ritmo simples e versos repetitivos por ela residir exatamente na simplicidade.

A banda começou a sua carreira literalmente na garagem, mas em pouco tempo estavam tocando na casa noturna CBGB, reduto do underground de nova iorquino - que já era, por si só, uma lenda. O primeiro LP da banda, Ramones (1976), é considerado o primeiro álbum de punk rock da história. A banda influenciou grandes nomes do punk, como The Clash e Sex Pistols, do hardcore, como Dead Kennedys e Bad Religion, e da cena pós-punk, com The Smiths e The Cure. Em 1990, ainda em atividade, a banda já recebia tributos de nomes como Motörhead, Metallica, U2 e Kiss.

Não importa o seu estilo: aAuratec sempre tem as melhores estruturas para seu show! Entre em contato conosco pelo Facebook, Instagram ou chat online.

Postado em 13/07/2018  |  0 comentários

Comentários